Arte e Cultura

Biblioteca e quadrinistas debatem ações de incentivo à cultura geek com possível edital público

Uma reunião entre quadrinistas e a Biblioteca Pública de Juazeiro do Norte no último dia 25, durante o Expoanime Cariri, deu um passo a mais para a cultura geek na cidade de Padre Cícero. Representantes do movimento Geek e a administração da Biblioteca estão debatendo a criação e lançamento de um edital público para a Saiba mais

Por Alana Maria • 28 de março de 2018

Uma reunião entre quadrinistas e a Biblioteca Pública de Juazeiro do Norte no último dia 25, durante o Expoanime Cariri, deu um passo a mais para a cultura geek na cidade de Padre Cícero. Representantes do movimento Geek e a administração da Biblioteca estão debatendo a criação e lançamento de um edital público para a viabilização de publicações de HQ’s e realização de oficinas. O encontro foi um pedido do Coletivo Estação 9 e outros quadrinistas independentes.

Novas reuniões deverão acontecer ainda neste semestre para ajustar pontos do possível edital que, via Secretaria de Cultura, incentivará e viabilizará publicações autorais do tipo em Juazeiro do Norte. No entanto, como adianta a Diretora da Biblioteca Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem, Rosana Marinho, figura a frente deste primeiro contato, a proposta é que aconteça um Concurso Literário de Histórias em Quadrinhos, onde a premiação seja a publicação dos melhores títulos.

 

Leia mais sobre Histórias em Quadrinhos na CARIRI:

> Próxima parada: Estação 9

> A última obra de Vitor Batista

> Quadrinistas caririenses ganham prêmio nacional

 

Entre os pontos de discussão do encontro foi debatido a criação de um setor específico dentro da Biblioteca Municipal para Arte Urbana e a chamada Literatura Geek, em ascensão nos últimos anos, que reúne títulos de ficção científica, fantasia, aventura e histórias em quadrinhos.

Ainda de acordo com a diretora Rosana, o diálogo iniciado com os representantes de quadrinistas faz parte de um desejo maior de integração da cultura do desenho e da produção de literatura em quadrinhos com as atividades cotidianas da Biblioteca. “Conversamos, em nosso encontro, sobre a possibilidade de firmar parcerias entre os coletivos e os quadrinistas individuais e a biblioteca para a criação de um espaço de trabalho dedicados à eles, onde seriam realizadas oficinas daquela arte para os cidadãos”, explicou.

Presente na reunião, Adail Mendonça, desenhista amador independente, se mostrou esperanço com o início da parceria. “Estamos reunindo, coletivamente, ideias de ações que vão divulgar os artistas visuais da região e seus trabalhos para quem mora aqui e para fora”, comentou.

Trabalhos como aqueles desenvolvidos pelo Coletivo Estação 9, responsável pela produção e impressão, na marra e na garra, da revista em quadrinhos Linha Alternativa, que vai em sua terceira edição. Representando os 11 artistas visuais que fazem parte do Coletivo, João Eudes se diz animado com a ideia de cooperação e incentivo à arte pop na região do Cariri. “Esperamos que surjam novos eventos e espaços criativos para a expansão dessa cultura nerd, geek, artística”, disse.

Já o comerciante Jhoanderson Alves Dias, dono de uma loja virtual de produtos da cultura nerd, avalia que se as ideias forem mesmo postas em ação até o mercado nerd/geek na região do Cariri pode crescer. “Ainda temos um mercado carente para esse tipo de produtos. Quem gosta de ler HQ’s, mangás, colecionar figuras de ação e mais sofre pela dificuldade em encontrar o que procura”, analisou.

CATEGORIA:

Alana Maria

Alana Maria Soares é jornalista da Cariri Revista desde 2015.
Formou-se pela faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus Cariri, onde produziu o programa cultural Percursos Urbanos Cariri, pela UFC e CCBNB, entre 2012 e 2014. Pela Editora 309, ainda produziu a Casa Cariri Revista, o Manual Inteligente da Água, o Jornal Universitário da Unileão em 2016 e 2017, entre outros produtos editoriais.
RP: 0003947/CE