Notícias, Tradição 0

Barbalha está entre as cidades mais deslumbrantes do Brasil e nós te dizemos o porquê

Deslumbrantes, porém pouco conhecidas. A lista feita pela Revista Bula traz as 20 cidades mais bonitas que não estão no roteiro turístico tradicional do brasileiro.

O município caririense de Barbalha está figurando entre as 20 cidades brasileiras deslumbrantes e pouco conhecidas listada pela Revista Bula. O páreo traz cidades com fascinantes paisagens naturais, grandes cachoeiras, canyons, lagos de água cristalina e também charmosa arquitetura clássica que preserva a memória histórica local.

Em poucas palavras, a descrição de Barbalha foi resumida ao festejo de Santo Antônio e o Pau-da-Bandeira, nacionalmente conhecidos e tombados como Patrimônio Imaterial Brasileiro, e a Chapada do Araripe, patrimônio natural. No entanto, os encantos dessa terra vão além. De memória arquitetônica vívida e preservada, com casarões tombados e instituições em prol da cultura popular, como a Escola de Saberes, Barbalha ainda possui riachos e fontes d’água mineral e térmicas formam o Balneário do Caldas, complexo ecoturístico de 4.000 hectares de flora e fauna preservadas, que se abrem em trilhas ecológicas na Chapada do Araripe, além do grandioso Arajara Park.

Ainda há no cotidiano da cidade personagens inesquecíveis, como a Solteirona Mais Famosa do Brasil, Socorro Luna; o moto-táxi Joaquim, que saiu do Cariri cearense até São Paulo por uma corrida; grandes Mestres da Cultura como Mestre José Gonçalo, do Reisado de Couro; a forrozeira mais conservadora do país, a Maria do Forró dos Véi; e as irmãs Ana e Maria José que, beirando os 90 anos, ainda produzem os dindins mais gostosos da região.

Visite Barbalha!

(Fotos: Rafael Vilarouca)

 

(Fotos: Rafael Vilarouca)

 

(Fotos: Rafael Vilarouca)

 

(Fotos: Hélio Filho)

 

(Fotos: Rafael Vilarouca)

 

(Fotos: Reprodução)

Sugestões de Leitura