Políticas Públicas

A vez do surdo: cresce demanda de serviços na Central de Libras

Reaberta em fevereiro deste ano após cinco meses inativa, a Central de Interpretação de Libras de Juazeiro do Norte passou a registrar significativo aumento na demanda da população surda desde 2013, quando foi criada. Mais de 540 atendimentos de mediação comunicativa já foram realizados de fevereiro a maio. E os números devem crescer ainda mais, Saiba mais

Por Alana Maria • 27 de junho de 2017

Reaberta em fevereiro deste ano após cinco meses inativa, a Central de Interpretação de Libras de Juazeiro do Norte passou a registrar significativo aumento na demanda da população surda desde 2013, quando foi criada. Mais de 540 atendimentos de mediação comunicativa já foram realizados de fevereiro a maio. E os números devem crescer ainda mais, estima o equipamento.

Com 15.300 pessoas com algum tipo de deficiência auditiva, o município detém o maior índice da categoria no interior do Ceará, segundo aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O indicativo é que cada vez mais os surdos estão se sentindo confortáveis de procurar ajuda na Central de Libras para efetivar o que é seu por direito”, afirma a coordenadora Cleide Barbosa, que também é interprete voluntária em uma ONG voltada à população não-ouvinte.

Foto: Helio Filho

Ao mesmo tempo em que comemora os números, a coordenadora explica que o reforço de interpretes no equipamento, atualmente com equipe reduzida a quatro integrantes, é essencial para atender à crescente demanda e dar continuidade ao plano de capacitação dos servidores públicos em noções básicas da segunda íngua oficial brasileira, a Libras.

Dentre seus serviços de atendimento 24h disponíveis estão: interpretação em atendimentos médicos, solicitações de emissão de documentos e informações sobre serviços públicos em geral. Os atendimentos são realizados presencialmente ou online, e-mails, chamadas de vídeo ou mensagens de texto pela página da Central no Facebook ou WhatsApp.

.

SERVIÇO

Central de Interpretação de Libras

Avenida Dr. Floro Bartolomeu, 1027, A

Bairro Juvêncio Santana – Juazeiro do Norte

.

E-mail: cil.ce.jn@gmail.com

Skype: centraldelibrasjn@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/centraldelibras.jn.1

Alana Maria

Alana Maria Soares é jornalista da Cariri Revista desde 2015.
Formou-se pela faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus Cariri, onde produziu o programa cultural Percursos Urbanos Cariri, pela UFC e CCBNB, entre 2012 e 2014. Pela Editora 309, ainda produziu a Casa Cariri Revista, o Manual Inteligente da Água, o Jornal Universitário da Unileão em 2016 e 2017, entre outros produtos editoriais.
RP: 0003947/CE