Arte e Cultura 0

A poética de Leo Ferreira em exposição no Estúdio Caravelas

Desenhos poéticos, esculturas e outras obras do artista local Leonardo Ferreira estarão em exposição no Estúdio Caravelas na noite deste sábado, 5, em Juazeiro do Norte. Batizada como “Atrás da porta”, a exposição inaugura um experimento do estúdio criativo que visa apresentar artistas independentes e aproximar o público geral às suas criações.

Primeiro a participar do experimento, o artista Leonardo Ferreira trabalha com produções manuais, em especial com desenho, esculturas de madeiras e joalheria. Aproximadamente 30 peças estarão expostas e à venda na ocasião, frutos de suas pesquisas, vivências e experimentações. O artista é formado em Design de Produto, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), onde participou do Núcleo de Artes Visuais Experimental (NAVE). Integra, ainda, o grupo Jogo Invento Artesania (JOIA).

 

Desenhos da série “Saí pra ver o mundo”

 

Aos 22 anos, Leonardo possui um domínio invejável de técnicas manuais com madeira e metal e sensibilidade à flor da pele. Cria peças únicas e exclusivas resgatando recursos próprios da região, como o uso da Pedra Kariri em metal na confecção de joias, com a marca LEO de joalheria.

Sócia do Estúdio Caravelas, um escritório criativo de design gráfico, fotografia e desenvolvimento de produtos, Constance Pinheiro explica que a ideia de abrir o espaço para artistas apresentarem suas criações nasceu de uma necessidade coletiva de abraçar as pequenas causas e os grandes talentos. “A gente percebeu que os artistas daqui têm pouco espaço pra expor seus trabalhos. Quando têm, são de cunho cotemplativo, só para apreciar mesmo. Mas existe muito artista bom querendo vender o que expõe”, diz, pontuando também o interesse de criar um catálogo de artistas junto ao estúdio.

O próprio Caravelas já expôs em algumas ocasiões, entre elas, a coleção de estampas em homenagem aos 250 anos do Crato foi exposta no Museu Histórico do município.

 

 

Tinta sobre algodão.

 

Trabalhos em metal. LEO joalheria.

 

O artista Leo Ferreira.

 

SERVIÇO

Exposição “Atrás da porta”

Dia 05 de maio, as 19h

No Estúdio Caravelas

Rua Leandro Bezerra, n 380, bairro Socorro – Juazeiro do Norte

Sugestões de Leitura