William Iven
Colunas, Digital, Notícias 0

10 apps para organizar a vida e empreender

A comunicação moderna é feita por mensagens, e-mails, áudios no Whatsapp, insistentes notificações e amargos lembretes das atividades a fazer. A facilidade oferecida pelos smartphones nos acostumou a depender de aplicativos e programas para dar de conta de nossa agenda de reuniões, compromissos diários, anotações importantes ou mesmo acompanhar o ciclo menstrual.

Na teoria, é uma beleza, mas na medida em que nossa memória encurta e a ansiedade aumenta, há quem se perca entre apps que supostamente colocariam tudo no eixo. Na infinidade de programas, como escolher aquele que se adequa melhor a sua necessidade?

Armado com apps 24/7, convidamos nosso amigo especialista em Tecnologia, Ermeson Silva, da Aller Soluções, para elencar os melhores e comentá-los.

.

(Reprodução)

(Reprodução)

.

PARA ORGANIZAR A VIDA:

1. TODOIST

Crie tarefas, projetos, listas de atividades do dia a dia ou da semana usando etiquetas, cores e filtros para organizar. De visual clean e sem distrações, a lista distribuída por data e prioridade guia para o próximo passo. Notificações de lembretes, no entanto, só é possível na versão Premium (US $28.99/ano). Disponível Android e iOS.

2. TRELLO

Em um grande painel com cartões, o Trello permite a criação de listas de atividades ou projetos. É possível inserir imagens de inspiração e usar marcadores, etiquetas ou cores específicas para indiciar a quantas anda o projeto. O visual de board e a possibilidade de compartilhar e incluir pessoas nos projetos, muito mais que simples listas com check, parece ser o maior atrativo desse app. Disponível Android e iOS.

3. GOOGLE KEEP

Nativo de aparelhos Android, o Keep é um bloco de notas salva-vidas. O uso de card deixa o visual interativo, assim como a inserção de imagens. É possibilidade de criar listas de tarefas com lembretes programados e dividir por marcadores e cores. Tudo gratuito e passível de sincronização com o Google Drive.

.

COMENTÁRIO: “É praticamente impossível ter uma gestão de tempo eficiente sem usar alguma ferramenta”

.

(Reprodução)

(Reprodução)

.

PARA ORGANIZAR O TRABALHO:

4. SLACK

Dá para formar canais e grupos compartilhados de trabalho, chats particulares e centralizar informações. Em poucas palavras, o Slack promete ser a ferramenta empresarial que pode substituir o e-mail ou grupo no Facebook do trabalho. A mais recente atualização permite conectar o app com o Google Calendar, não deixando você perder nenhum compromisso. Com versão gratuita e Premium, esse software está disponível também para celulares Android e iOS.

5. MINDMEISTER

Com ele é possível projetar mapas visuais para execução de projetos. Recomendado para brainstormings, reuniões de planejamento ou projetos de estudos para conectar ideias, desenhar o padrão e visualizar o todo. O software online não tem versão para smartphone, mas conta com extensões de navegador muito fácil de acessar. Disponível para Windows, Mac OS ou Linux.

6. RUNRUN.IT

Feito para otimizar equipes de trabalho, o Runrun.it é um gerenciador de tarefas, com timer, deadline e planilha de avaliação de produção. O gestor pode acompanhar a evolução dos projetos e saber exatamente no que seu colaborador estar trabalhando nessa etapa. Outra importante ideia da ferramenta é deixar explícito quais as prioridades de trabalho e o fluxo de informações do projeto.

.

COMENTÁRIO: “Se você tem disciplina para integrar alguns desses apps com o a sua equipe, então a ajuda é imensa. As vezes um processo fica parado várias horas por precisar apenas de uma validação minha ou do cliente, então, estando com um ‘ambiente configurado’ posso interagir em tempo real e desafogar a equipe” 

.

(Reprodução)

(Reprodução)

.

PARA ORGANIZAR AS LEITURAS:

7. GET POCKET

É quase impossível ficar só com uma aba aberta, mas sabemos que não vamos dar de conta da leitura de todas. Na correria do dia a dia, o Get Pocket funciona como um armazenador de links que você quer ver/ler depois. Em formato de app e também como versão de extensão para navegador, essa ferramenta é bastante útil para quem precisa acompanhar notícias, estudar online ou por em dia a leitura acumulada. “Perfeito para a fila do banco”, diz o Ermeson, lembrando a disponibilidade de leitura offline no app móvel. Disponível para web e app em sistema Android e iOS, o Get Pocket permite a marcação de arquivos favoritos, por tags e leitura em sua plataforma sem distrações.

 8. READABILITY

Com proposta semelhante ao Get Pocket, o Readability inova ao ofertar extensão para navegador que, com apenas um clique, limpa a tela da poluição visual de adds e chamadas auxiliares, focando apenas no texto que você quer ler. Ainda é possível customizar o estilo, a iluminação e o fundo de leitura a sua preferência. Disponível também para Android, iOS e Kindle.

9. EVERNOTE

A fusão perfeita do Keep com o Get Pocket resultaria no Evernote, só que melhor. Prático, esta ferramenta permite a criação de anotações, longos textos, ensaios, projetos gráficos, áudio, vídeos, edite e realize apresentações e mais. Sua interface bem projetada deixa os utensílios bem acessíveis e de fácil compreensão. 

.

COMENTÁRIO: “Ter esses é como ter o cinto de utilidades do Batman”

.

Bônus round:

10. DROPBOX

Para citar Ermerson, “que conste nos autos que o Dropbox é o 1º do mundo em tudo”. Se sua necessidade de organização é backup, acesso rápido, portabilidade e poder de compartilhamento,  o Dropbox é seu app. Compatível com quase todos os app no mercado e de desempenho memorável, é possível salvar, organizar e compartilhar arquivos de diversos tamanhos na nuvem e encontra-los facilmente em qualquer lugar.

Sugestões de Leitura